Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.
Viva essa experiência!
Associação promovendo ação social para jovens esperantistas:
Dando cumprimento ao seu papel de instituição com objetivos voltados para a inclusão social, a Associação Pernambucana de Esperanto (APE) tem o ensejo de anunciar seu apoio financeiro para que três jovens participem do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto, que ocorrerá na cidade de Curitiba, entre os dias 31 de maio a 03 de junho de 2018.
Com o objetivo de propiciar a participação de jovens esperantistas de baixa renda em eventos locais e nacionais, a APE financiou a inscrição para o congresso em Curitiba de três colaboradores de sua sede, para que eles tenham a oportunidade de vivenciar novas experiências em contato com o movimento esperantista a nível nacional.
Desta vez foram escolhidos os jovens Marton Paulo que é voluntário da biblioteca Odilon de Araújo, que se localiza na sede da APE, e também é um dos principais ativistas do Clube Poliglota do Recife; Luiz Joaquim, que além de ser um dos colaboradores da nossa biblioteca, também faz palestras em Esperanto em nossa sede, e o jovem Marcionilo Vasconcelos, que é secretário voluntário da APE, além de conduzir cursos de Esperanto em sua cidade, Caruaru.
Certamente, assim como os jovens beneficiados, a Associação sente-se contente e realizada ao conseguir dar cumprimento a atividades de cunho social envolvendo o Esperanto, como também sente-se cada vez mais firme em suas funções ao conseguir continuar avançando em torno de realizações que agreguem seus membros de forma mais eficiente e acolhedora.
Marton Paulo e Luís, os responsáveis pela biblioteca da associação.
Marcionilo durante uma palestra na sede da APE.