Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Jul 04 2018

Durante o 53º Congresso Brasileiro de Esperanto, a diretoria da APE, representada pelo se presidente Wendel Pontes, concedeu o título de PEA Sekciestro às cidades Caruaru e Serra Talhada, nas pessoas de Marcionilo Vasconcelos e Filipe dos Santos.

 

O Comitê Local e a diretoria da Liga Brasileira de Esperanto concederam o espaço no auditório principal do congresso durante seu encerramento, para que a APE pudesse fazer a nomeação pública no maior evento esperantista do país. Neste momento, foi explicado ao público que duas cidades se destacaram nos últimos anos pela sua atividade na divulgação, estudo e propagação do esperanto, realizando ações e participando ativamente do movimento no Estado. As ações esperantistas de Caruaru e Serra Talhada, encabeçadas pelos seus respectivos ativistas Marcionilo Vasconcelos e Filipe dos Santos, estão em consonância com os objetivos e missões da APE, de forma que ambas representam bem os interesses da Associação. Em virtude disso, foi decidido que ambos merecem ser formalmente nomeados representantes da APE (PEA Sekciestroj) em suas cidades.

A APE tenta estimular o processo de interiorização do esperanto, que durante décadas foi muito centralizado na Região Metropolitana do Recife. Desta forma, o reconhecimento e apoio a iniciativas favoráveis ao estudo, ensino e divulgação do esperanto em cidades do interior são muito bem vistas, e receberão todo suporte que a APE puder dar.

Desta forma, oficializamos que como PEA Sekciestroj, tanto Marcionilo quanto Filipe estão em estreitas relações com a APE e podem responder como seus representantes locais.

Veja abaixo algumas fotos da nomeação.

Filipe dos Santos (Serra Talhada) e Marcionilo Vasconcelos (Caruaru) recebem o certificado de PEA sekciestroj das mãos de Wendel Pontes, presidente da APE

Nesta foto, o presidente da BEL, Evandro Avelar, no momento da concessão do certificado