Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Mai 10 2014

Na tarde do dia 27 de abril de 2014, aconteceu a quarta edição do Simpósio Pernambucano de Esperanto, cujo tema central foi – Esperanto: Conheça! Aprenda! Use! O evento, organizado e promovido anualmente pela Associação Pernambucana de Esperanto (APE), teve lugar na Escola de Referência Devaldo Borges, na cidade de Gravatá, Agreste do Estado, e contou com representantes de cinco cidades.

Na abertura, houve apresentações de músicas e declamação de poesias (em português e em Esperanto), a cargo do coral de esperantistas da cidade do Cabo de Santo Agostinho (PE). Neste ano, o Simpósio ofereceu uma programação variada, voltada para todo público participante.

Para o público não esperantista, desejoso de conhecer sua história e finalidades, coube uma palestra com o expositor Jair Paixão. Aos que queriam aprender noções básicas de sua gramática, houve um curso-relâmpago com o expositor Wendel Pontes. E para os praticantes, foi oferecida uma roda de conversação em esperanto sobre as origens do Movimento Esperantista em Pernambuco com o expositor Marcelo Mota.

Durante o intervalo, os participantes aproveitaram para conferir as ofertas da Livraria da APE, adquirindo livros, camisetas, CDs, DVDs, bonés, entre outros produtos.

A terceira parte do evento contou com uma mesa-redonda composta por Wendel Pontes, Jair Paixão e Arruda Ferreira, Professor de Esperanto da Federação Espírita Pernambucana. Na ocasião, foram discutidas experiências sobre o aprendizado e o ensino do Esperanto. No encerramento, foi divulgada a cidade que deverá sediar a próxima edição do Simpósio, previsto para o dia 21 de abril de 2015: Caruaru.


Escrito por: Marcelo Mota

 

Participantes do evento

Chegada dos participantes do Simpósio

 

Mesa com venda de livros e artigos em Esperanto

 

Mesa-Redonda sobre o tema principal do evento

 

 Equipe participante no encerramento do IV Simpósio Pernambucano de Esperanto.