Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Ago 10 2014

 

Na última semana de julho, ocorreu o 99º Congresso Universal de Esperanto (Universala Kongreso), evento único promovido pela Associação Universal de Esperanto (UEA), cujo objetivo é congregar diversos falantes do esperanto para diversos fins. A exemplo de anos anteriores, a Associação Pernambucana de Esperanto tem conseguido enviar representantes para eventos esperantistas de grande porte, desde encontros locais, nacionais e internacionais.

 

  Neste ano, dois representantes de Pernambuco foram para o Congresso Universal. As impressões foram as mais positivas possíveis. Haviam no congresso representantes de pelo menos 40 países diferentes, destacando-se esperantistas do Nepal, países sul-americanos cujo movimento esperantista ainda é modesto e um representante da Mongólia.

 O primeiro momento foi a visita à Libroservo (a livraria da UEA). A maior livraria de livros em esperanto do mundo. Novos livros, lançamentos e clássicos da literatura traduzida e original estavam disponíveis para serem adquiridos por todos os presentes. Este ano, destacaram-se traduções de Chomsky, e livros de aperfeiçoamento da língua como Vojaĝo al Esperanto Lando, de Boris Kolker.

 A “Movada Foiro” (feira dos ativistas) apresentou dezenas de stands com os mais variados temas, desde divulgação do movimento esperantista romeno, israelense, coreano e russo, até promoção de entidades esperantistas católica, vegetariana, bahai, sociedade Bruno Grönning, entre outras.

 O tema principal deste Congresso foi: “Nossos netos nos abençoarão? Estudos sobre o desenvolvimento sustentável”, onde houve a promoção de debates e palestras universitárias com cientistas esperantistas de destaque em seus países. A programação geral foi muito variada, com aulas de tango e dança-do-ventre, massagens orientais, dinâmicas de grupo para ensino do esperanto e reuniões com a diretoria da UEA, cujo presidente, Mark Fettes, tem se colocado à disposição do público em geral.

 A comissão local promoveu um evento artístico noturno (arta vespero) divulgando a cultura da Argentina. Durante a semana, houve um banquete e a promoção de um baile, cuja seleção de músicas ficou a cargo do DJ esperantista Leo, que organizou uma excelente noite. Na sexta-feira, o arta vespero foi promovido pelos próprios congressistas, que apresentaram suas habilidades com música, interpretação e declamações. No final desta noite, fomos apresentados a duas produções cinematográficas dubladas em esperanto!

 O evento oficial que talvez tenha sido o mais popular e comentado deste Congresso foi a promoção de um jogo de futebol entre esperantistas voluntários contra um time armeno. Pelo menos 7 países estavam representados no time Esperanto. A arquibancada estava lotada com congressistas que torceram entusiasmados a cada lance e gol feitos pelo time alviverde. Sem dúvida foi uma das noites mais memoráveis e históricas da história do Esperanto.

 Essa pequena descrição é insuficiente para mostrar o quão proveitoso foi o evento. Além da aproximação com uma nova cultura, o reencontro com amigos e a criação de novas amizades não pode ser explicada com textos. Esperanto é mais que um idioma. Esperanto é uma verdadeira experiência de vida. E se você quiser experimentar, lanço um desafio: estude um pouco do idioma e viva o mundo de maneira totalmente diferente.

 

em breve, colocaremos fotos do evento!

 

A partir do canto esquerdo superior: 1) Movada Foiro; 2) Wendel (Brasil) e Carlos (Peru); 3) Stand do Movimento Esperantista Coreano; 4) jovens jogando; 5) Solenidade de abertura do Congresso Universal; 6) Baile com DJ esperantista; 7) Time Esperanto em campo para o jogo; 8) Torcida formada por congressistas e ; 9) foto oficial do time após o jogo.

 

 A partir do canto esquerdo superior: 1) Wendel (Brasil), José Antônio Vergara (Chile), Didier (Alemanha) e Sandor (Austrália); 2) Wendel (Brasil), uma esperantista da Mongólia e Christer Kiselman; 3) Auditório da abertura do Congresso; 4) apresentação da banda de rock esperantista SuperNova; 5) visita a exposição artística; 6) Wendel (Brasil) e Stanislav (Rússia) durante o jogo; 7) O casal Grattapaglia; 8) Museu de Arte MALBA; 9) Baile do congresso.