Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Jan 12 2015

Dizem por aí que não se ganha dinheiro com o Esperanto. Contudo, se aprender inglês (ou francês ou alemão , ou russo , ou chinês ) aí sim ganhará dinheiro. "É o caminho para o sucesso..."  asseguram os vendedores de cursos de inglês. Sem sombra de dúvidas se ganha dinheiro ao se dominar uma língua majoritária. A chave nesta questão é a palavra dominar

Aprendê-la é só o começo: você deve dominá-la com perfeição ou perto da perfeição para poder usá-la como uma fonte de renda. Na realidade, você vai perceber que demora de dez a quinze anos para dominar uma língua estrangeira. É a média real. E neste meio tempo no que você vai trabalhar? Nem acredite que se você aprender inglês sem se livrar de seu sotaque latino, você encontrará facilmente trabalho nos EUA ou em qualquer outra empresa americana ou britânica. Conheço venezuelanos que aprenderam inglês com sotaque de Trindade e Tobago (ou da Guiana) e foram rejeitados por isso, no México. Nem ache que a França vai recebê-lo de braços abertos se você chegar falando francês com um sotaque latino. O mesmo na Alemanha ou Inglaterra. E se você faz sucesso, saiba que não é regra geral. Ou seja, não acredite no gancho de publicidade "Inglês é o caminho para o sucesso", porque descobrirá que primeiro tem de satisfazer uma série de condições.

Mas ao ler a revista Esperanto, ou revistas digitais como La Balta Ondo, ou alguma outra, você pode encontrar anúncios de ofertas de trabalho ou concursos com prêmios pagos para aqueles que falam Esperanto. Tenho visto ofertas de emprego para professores de Esperanto na China, no Japão, na Alemanha... até mesmo na África! Tenho ouvido falar de universidades de prestígio, tanto na América como na Europa, que tem ofertas de trabalho para professores de Esperanto. É claro que você não sai à procura de trabalho com o Esperanto, mas quem o domina e quer ganhar dinheiro, vai ganhar. Especialmente se você vive na Europa ou na Ásia.

Acabei de encontrar, por exemplo, um convite feito pela Associação Universal de Esperanto para interessados em dar uma palestra ou fazer uma apresentação no 100º Congresso Mundial de Esperanto, que vai ocorrer em Lille (norte da França) este ano. Os profissionais, caso as propostas de palestras sejam aceitas, receberão 260 euros. Não é o único exemplo. A UEA e outras instituições esperantistas realizam todos os anos concursos literários, de oratória, tradução, de curtas, etc, com prêmios para os vencedores. Alguns editores inclusive dão facilidades para publicar o seu livro ou a sua tradução, se for de qualidade, de forma a ajudá-lo a ganhar dinheiro como um autor / tradutor. Se eu tivesse os meios ou recursos para acessar essas oportunidades, certamente iria tentar.

 

 Ramón Morales Castel (11 de dezembro de 2014)

 

Fonte: http://ramonmoralescastel.wordpress.com/2014/12/11/ganar-dinero-con-el-esperanto/

 

acessado: 08/01/2015

 

Livre tradução: Wendel Pontes