Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Abr 16 2015

No sábado dia 11 de abril aconteceu em Caruaru (PE) o V Simpósio Pernambucano de Esperanto, o maior evento promovido pela Associação Pernambucana de Esperanto (APE) no Estado. Confira um resumo do simpósio e veja algumas fotos.

 O Simpósio foi realizado nas dependências do FIEP de Caruaru. Na cerimônio de abertura, o presidente da APE, Wendel Pontes, oficializou o início do evento com o hino do Esperanto "La Espero". Em seguida, a palavra foi passada para o Coordenador da Comissão Local do Simpósio, Jairo Nunes, que lançou alguns comentários sobre o evento que estava por se iniciar.

 A primeira parte contou com a palestra do esperantista Aristóphio Alves (Maceió - AL), que narrou sua experiência como professor de Esperanto em diversos países na Europa. Em seguida, uma palestra em esperanto foi proferida por Ana Ribeiro (Campina Grande - PB), membro da BEJO (Organização de Jovens Esperantistas Brasileiros), falando sobre o esperanto entre na juventude. Simultaneamente, foi realizado para o público não esperantista um curso-relâmpago dando noções rápidas sobre a facilidade do idioma.

 No intervalo, os participantes puderam comprar lanches, adquirir livros, camisas, broches e diversos artigos esperantistas, bem como tirar fotos com um cartaz em tamanho natural de Zamenhof. Muitos alunos de esperanto de diferentes cidades puderam se conhecer neste momento, bem como praticar o idioma.

 O último momento do evento contou com o depoimento de Marcionilo Vasconcelos (Caruaru - PE) sobre suas experiências durante o 50º Congresso Brasileiro de Esperanto, ocorrido em janeiro de 2015, no Rio de Janeiro. Para finalizar, o presidente da APE proferiu uma palestra sobre as atividades da APE entre 2009 e 2014. Encerrado oficialmente às 18h, foi divulgado que Recife será a cidade a sediar o VI Simpósio Pernambucano de Esperanto a ocorrer em abril de 2016.

 Participaram deste evento representantes de nove cidades: Olinda (PE), Abreu e Lima (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Recife (PE), Caruaru (PE), Toritama (PE), Campina Grande (PB), Arapiraca (AL) e Maceió (AL).

  

Confira abaixo algumas fotos