Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.
Viva essa experiência!
Foi realizado entre os dias 22 a 26 de janeiro do ano corrente, o 56º Congresso Brasileiro de Esperanto, na cidade de Manaus, Amazonas. Esse congresso foi de grande representatividade para o movimento esperantista do Brasil, porque foi o primeiro a acontecer na região norte do país. Isso teve grande representatividade para o movimento esperantista, porque durante o congresso pode-se conhecer mais sobre a cultura e a diversidade do povo brasileiro.
Durante o congresso pudemos presenciar apresentações de artistas locais, além de se ter contato com uma tribo indígena local que se apresentou durante a abertura oficial do congresso. Havia participantes de todas as regiões brasileiras no congresso, inclusive esperantistas pernambucanos, a saber, Marcionilo Vasconcelos, de Caruaru, e Tereza Cristina, do Recife.
Com certeza esse congresso foi histórico para todos os que participaram, porque para muitos participantes essa foi a primeira vez em que estiveram no estado do Amazonas e puderam conhecer mais sobre a diversidade cultural do Brasil.
Foto do auditório durante a abertura do Congresso.
Alguns participantes durante o congresso.