Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

Congressos Brasileiros

Um dos melhores congressos esperantistas do mundo é o brasileiro!

O congresso de 2015 foi no Rio de Janeiro.
Veja como foi na página da Liga Brasileira de Esperanto

Cursos presenciais

O Esperanto é ensinado e praticado em diversas cidades em Pernambuco.

RocketTheme

Nossa História

De 1937 aos dias atuais, muito há para se contar.

 

RocketTheme

Literatura

Muito para se ler, muito para se deleitar.

Movimento Esperantista

Movimento

Nós procuramos ajudar a mover o mundo!

 

Vídeos

Vídeos

Seleção de alguns vídeos interessantes. Sempre em atualização.

Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.

Viva essa experiência!

Out 03 2016

Em agosto de 2016, a APE conseguiu registrar em cartório seu novo Estatuto Social. O que isso significa?

Significa que agora a APE está devidamente legalizada, com seu CNPJ reativado, e pode solicitar isenções fiscais, abrir contas em bancos e concorrer a projetos. 

O estatuto vigente da APE datava de 1968, e estava claramente defasado em relação à lei atual, o que tornava impossível realizar trâmites burocráticos e registro de novas atas e eleições. Esses entraves, apesar de aparentemente pequenos, refletiam nas limitações de ação da APE, que sempre precisou pagar encargos muito grandes em virtude de seu estatuto defasado.

O atual estatuto está mais compacto e claro em muitos aspectos. Esperamos que através do mesmo, consigamos trabalhar melhor e mais eficientemente. Há mais de cinco anos houve o forte desejo de atualizar o estatuto e torná-lo mais ágil. Somente em 2016, graças aos esforços conjuntos e coordenados dos esperantistas do Estado, foi possível, depois de muitos problemas, desencontros e dificuldades diversas, registrar o novo Estatuto. 

Aos esperantistas em geral, e em relação às atividades atuais da APE, isso pode significar relativamente pouco, mas para os que trabalham ativamente na APE, o registro do novo Estatuto é um marco que deverá, em breve, dar frutos visíveis aos samideanos do estado.