Esperanto, muito mais que uma língua. Um modo de viver o mundo no qual a comunicação se processa de uma forma mais justa, igualitária e humana.
Viva essa experiência!
A ISAE (Internacia Scienca Asocio Esperanta) recentemente elegeu uma nova diretoria para o triênio 2016-2019, no qual se encontra como vice-presidente o esperantista pernambucano Wendel Pontes.
Com a missão de difundir a ciência através do Esperanto e divulgar o idioma internacional no meio científico, a ISAE é a instituição especializada mais antiga existente, ainda em funcionamento, que utiliza o Esperanto como idioma oficial. Fundada em 1906, ela congregou ao longo de seus mais de 100 anos diferentes esperantistas e cientistas de renome internacional.
Seu órgão oficial é a Scienca Revuo, onde aparecem artigos científicos especializados nas mais diversas áreas, escritos por cientistas e profissionais, gerando um enorme acervo de vocabulário específico em Esperanto.
Nas últimas décadas, sua atividade tornou-se drasticamente reduzida e sua sobrevivência deveu-se aos esforços pessoais do esperantista Rüdiger Sachs, que a presidiu até 2012 (um ano antes de seu falecimento). Logo em seguida, o esperantista chileno José Antonio Vergara tornou-se seu presidente e se propôs a retomar o fôlego da instituição.
Em 2016, durante o Congresso Universal de Esperanto em Nitra, José Antonio Vergara se demitiu do cargo de diretor da ISAE e sugeriu o nome do esperantista francês Anthony Lucas para assumir seu lugar. A ISAE passou a agir ativamente em redes sociais, criando um perfil no Facebook e criando um site com postagens periódicas sobre assuntos científicos, o "Aktualaĵoj de Scienca Revuo", que praticamente se tornou o primeiro blog de divulgação científica em Esperanto.
No final de 2016 foi realizada uma campanha online para a inscrição de novos membros para a ISAE, e em seguida foi realizada uma eleição, tendo sido eleita uma nova diretoria para o período 2017-2020: Anthony Lucas (França) como presidente, Wendel Pontes (Brasil) e como demais diretores Orlando Raola (USA), Francesco Maurelli (Itália), Ana Ribeiro (Brasil), Johannes Muller (Alemanha) e Trezoro (China).
Mais informações sobre o blog de divulgação científica da ISAE basta clicar aqui ou se quiser ver o site oficial da ISAE, clique aqui.