O esperanto é uma língua, criada em 1887, sendo hoje a melhor representação da idéia de língua internacional. Grandes pensadores da história deram sua contribuição para realização desse intento, mas foi das mãos de um menino polonês, mas tarde feito médico, que esse sonho tornou-se realidade.

Toda língua deve ser capaz de representar toda e qualquer manifestação do pensamento humano, logo, quando se diz que o esperanto é fácil, deve-se entender que sua regularidade a torna de mais fácil aprendizagem, principalmente quando a comparamos às línguas nacionais.

Mais de 100 anos de uso, com mais de 50.000 títulos publicados, provam que o esperanto merece toda a atenção daqueles que enfrentam o dilema do uso das línguas nas relação internacionais.

Que língua adotar? O latim já foi a lingua franca no maior império da história. Mas chegou seu tempo. O francês tinha uma tal influência cultural, devida grande parte ao Iluminismo, que no Brasil, sua falta era considerada uma grande lacuna cultural de um indivíduo. Na Rússia, o francês substituia o russo na corte. O inglês, depois das duas grandes guerras, conseguiu consolidar-se como a nova lingua franca, mas ainda longe está de atingir o nível de influência conseguido pela sua rival, a língua francesa.

As irregularidades das línguas nacionais dão um sabor amargo nos momentos de uso, mesmo pelos nativos, que, como no caso do português, mesmo após anos e anos de estudo, a dúvida faz-se nossa companheira de todos os momentos.

O sabor doce que os esperantistas sentimos ao usarmos a língua internacional nos diversos modos que hoje nos são possíveis, quer seja lendo um livro, ouvindo programas de rádio, assistindo TV ou nas nossas muitas conversas, causa-nos um prazer que creio único.

Conheça o esperanto e admire-se com esse mundo novo.

RokGallery Support

RokGallery is an advanced Gallery extension, built on an intuitive custom tag architecture.